Economia criativa é um conjunto de ideias que une capital intelectual, cultural e criatividade para gerar negócios com valor econômico. Além de produzir receitas, também diversifica o desenvolvimento cultural e humano. Vai do artesanato à tecnologia, do design à arquitetura, da administração ao turismo, da gastronomia às artes cênicas. Ao todo abrange 25 setores no Estado do Rio.
A cidade de Itaperuna é conhecida como polo de confecções e conta com nove faculdades, seis escolas técnicas, indústrias de laticínios e várias outras. É também um lugar com enorme potencial para a economia criativa. Como somar as características culturais e sociais de Itaperuna à inovação, gerando desenvolvimento local, diversificação na produção de bens e serviços e melhoria da qualidade de vida da população?
Vamos responder juntos essas perguntas em mais uma Caravana Rio Criativo gratuita, voltada aos empreendedores e profissionais criativos! Serão três dias de imersão em formação de comunidades criativas, captação de recursos, comunicação integrada, modelos de negócio, Place Branding e criação de experiências nunca antes pensadas. Além de entender como a inovação tem se tornado uma eficiente solução em tempos de crise, você vai se conectar a outros empreendedores que podem ser seus futuros parceiros, clientes ou fornecedores.
Inscreva-se nas oficinas e comprove tudo isso!
Para fazer sua INSCRIÇÃO, clique no TÍTULO DA OFICINA que tem interesse em participar, logo abaixo:
Dia 1 // 09 de abril de 2019
Projetos e negócios precisam de recursos para sair do papel – isso é certo. Mas será que somos capazes de enxergar todos os que estão ao nosso alcance? Nessa oficina, você vai identificar os recursos que já tem – e nem sabe que tem! – e aprender a mobilizá-los para tirar suas ideias do papel. Além de novas formas de financiamento, vamos conhecer as boas práticas para levantar dinheiro em editais, leis de incentivo e apoio de fundações privadas.
O que você leva?
Ferramentas de mapeamento, gerenciamento e mobilização de recursos
Boas práticas para financiar seu negócio via leis de incentivo, editais e apoio financeiro de fundações privadas
Para quem é?
Empreendedores criativos de diferentes áreas
Quem quer tirar um projeto do papel mas sente que não tem os meios adequados ou suficientes
Facilitadora: Raquel Amaral
Licenciada em Pedagogia (UERJ), é produtora cultural desde 2002. É influenciadora digital (@Raquel3Reais) nos segmentos de empreendedorismo feminino e economia criativa. Professora de artesanato sustentável (Sesc Caxias). Co-fundadora e gestora do Instituto Musiva e consultora de projetos, sociais, culturais e esportivos para instituições do terceiro setor e empresas privadas. Criou a Petit Biscuit, negócio de impacto social que promove a confeitaria artesanal /empreendedorismo feminino entre as mulheres de territórios populares (vencedor edital PNUD de apoio ao afroempreendedor/2018). Foi analista de projetos na CUFA e parecerista da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do RJ.
O que é uma comunidade? Qual o valor de fazer parte de uma comunidade? Construir uma comunidade é mais simples do que você imagina. As vantagens de ativar a inteligência coletiva são muitas: agindo de forma colaborativa, fica mais fácil materializar um sonho e gerar impacto.
Nesta oficina, você vai aprender a se articular com pessoas para resolver problemas e potencializar o seu negócio. Vamos utilizar a metodologia Dragon Dreaming para aprender a idealizar, planejar, realizar e celebrar de forma colaborativa, além de compartilhar diferentes ferramentas online de gestão em rede.
O que você leva?
Conhecimentos sobre redes e empreendedorismo em rede
Aprendizado sobre como mobilizar sua rede para potencializar seu negócio
Desenvolvimento de uma atitude mais empreendedora e colaborativa.
Para quem é?
Empreendedores criativos e sociais que querem ampliar seu impacto
Agentes de mudança que se sentem solitários em sua jornada empreendedora ou intraempreendedora
Facilitador: Neto Gama
Paraense radicado no Rio, desenvolveu atividades como consultor em sustentabilidade, professor, produtor de eventos, gestão pública e produção de conhecimento em meio ambiente urbano. Acredita na sustentabilidade como pilar de relações humanas, da relação com o espaço e uso dos recursos em geral, sendo eles tangíveis ou não. Faz parte da equipe do Templo, um laboratório criativo carioca, onde na gestão do coworking atuou como operacional, curadoria e gestor de comunidade. Atua como gestor de projetos na atual concessão do Templo no Rio Criativo.
Dia 2 // 10 de abril de 2019
Analógico e digital se misturam e se confundem no mundo de negócios rápido e em constante mudança que vivemos. O valor gerado pelo marketing e comunicação é um dos que mais diferenciam e transformam produtos e serviços. Narrativas transmídia abrem espaço para abordagens inovadoras e arrojadas e ajudam a construir novos modelos de negócios. Nesta oficina vamos trabalhar uma enorme gama de possibilidades a partir de situações reais e aprender a utilizar ferramentas de tática e estratégia de comunicação com muita mão na massa.
O que você leva?
Conhecimento sobre comunicação integrada e aplicação de estratégias de comunicação e vendas para melhorar a experiência dos consumidores
Como trabalhar os canais de comunicação de forma complementar
Como engajar seu público através da criação de narrativas completas
Ferramentas úteis para auxiliar na estratégia do seu negócio
Para quem é?
Para quem tem algo a vender, seja um produto, serviço, projeto ou a si mesmo
Empreendedores que mantém sua própria comunicação e querem construir o tom de sua marca
Facilitadora: Daniella Fazzi
Designer, facilitadora, consultora e apaixonada por comunicação. Atua há mais de 15 anos no mercado apoiando grandes marcas a alcançarem suas metas. Acredita em um novo formato de fazer comunicação de uma maneira integrada, empática e acima de tudo cocriada. Aplica seus conhecimentos em Design Thinking e Inovação para tornar o processo estratégico mais assertivo. É fundadora da Fazzi – Soluções Inovadoras, e atuou como gestora de grandes contas: Natura, INCA¸Coca-Cola entre outras. É uma das co-organizadoras do TEDxRIO. Tem como lema disseminar a comunicação de uma forma mais criativa e empática.
O que diferencia negócios de sucesso? Nessa oficina, vamos entender o que é modelagem de negócios e de que formas é possível inovar para gerar valor para o consumidor e se destacar no mercado. Como desenvolver e testar o seu modelo de negócios e mais.
O que você leva?
Aprendizado mão na massa sobre como inovar no seu modelo de negócios;
Estruturação da sua proposta de valor;
Exercícios inspirados em Ferramentas de modelagem adaptadas (Business Model Canvas, Lean Canvas, Value Proposition Canvas).
Para quem é?
Empreendedores que desejam inovar em sua proposta de valor, se reposicionar no mercado e refletir sobre seu impacto na comunidade e mundo;
Para quem tem curiosidade de entender como empresas podem se diferenciar para além do discurso;
Facilitador: Guilherme Lito
Engenheiro de produção pela PUC-Rio, sócio do Brownie do Luiz, negócio carioca que tem o propósito de gerar felicidade através do empreendedorismo consciente. Foi sócio da LUZ Consultoria, hoje LUZ.vc, e presidente da Empresa Júnior da PUC-RJ. Seu maior interesse é em apoiar empresas para que prosperem de maneira coerente com paradigmas econômicos, ambientais e sociais emergentes no século XXI.
Dia 03 // 11 de abril de 2019
Lugares são como marcas. Países, estados e cidades precisam gerir suas imagens, para uma maior atração de turistas e investimentos. Por isso, o ‘Place Branding’ pensa a gestão da marca de um lugar, através da revisão de estereótipos, atributos, slogans, logomarcas, cores, storytelling (narrativas) e redes sociais. Itaperuna pode e deve fortalecer sua própria marca.
Mas o que isso tem a ver com empreendedorismo? A cidade conta com uma diversidade de negócios que devem se preparar e explorar melhor seus atributos como fonte de ganho: possui empreendedores que atuam na alimentação/gastronomia; no artesanato local; um município com potencialidade turística utilizando os recursos naturais, rurais, históricos e religiosos.
O que você leva?
Capacidade de usar assertivamente a história de lugares e empreendimentos
Relacionar ganhos mútuos entre cidades e suas empresas
Uma rede de contatos de outros empreendedores locais
Para quem é?
Empreendedores criativos e sociais da região
Para quem se interessa por construção de marca e storytelling (narrativa)
Pra você que não entendeu nada, mas quer passar a entender
Facilitador: Marcelo Nascimento
Designer, especializado em Branding, design thinking e design de negócios. Tem ampla experiência em plataformas estratégicas de marca, metodologias ágeis e user experience (UX) e já atendeu clientes como FGV, Disney, Bayer, Ticket, Merck, Atento, Coca-Cola e Pfizer. É sócio fundador e gestor de Inovação da agência Binky e atua como consultor estratégico de gestão de marcas e modelos de negócio no Instituto Gênesis, a incubadora da PUC Rio. É o responsável pelo Núcleo de Estratégia e Gestão do IED – Istituto Europeo di Design.
Como criar produtos e serviços que importam? Nessa oficina, você vai aprender a empatizar com seu usuário e a extrair as informações necessárias para o desenvolvimento de experiências realmente significativas para ele.
O que você leva?
Habilidade de mapear e empatizar com seu público-alvo
Capacidade de criar experiências significativas, focadas no usuário
Conteúdo e ferramentas para te apoiar no processo (design centrado no humano, experiência do usuário e jornada do usuário)
Para quem é?
Para quem tem uma marca/empresa/organização e quer oferecer o melhor produto ou serviço possível
Para líderes e gestores interessados em inovar em seus ambientes organizacionais, criando produtos e serviços com mais significado
Para quem se interessa por inovação e design
Facilitador: Marcelo Nascimento
Designer, especializado em Branding, design thinking e design de negócios. Tem ampla experiência em plataformas estratégicas de marca, metodologias ágeis e user experience (UX) e já atendeu clientes como FGV, Disney, Bayer, Ticket, Merck, Atento, Coca-Cola e Pfizer. É sócio fundador e gestor de Inovação da agência Binky e atua como consultor estratégico de gestão de marcas e modelos de negócio no Instituto Gênesis, a incubadora da PUC Rio. É o responsável pelo Núcleo de Estratégia e Gestão do IED – Istituto Europeo di Design.
Fonte: riocriativo.com
Sem comentários:
Enviar um comentário