Assista o vídeo:
O mutirão de limpeza que a Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna está realizando nos bairros e distritos para reduzir os índices da Chikungunya no município começou nesta segunda-feira (15) pelo bairro Cehab, um dos mais infestados pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue, a zika e a febre amarela.
Durante toda a semana a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde estará passando nas residências à procura de possíveis focos do mosquito, e vai contar com o apoio de um caminhão de lixo, que estará recolhendo todo os inservíveis (lixo) que possam acumular água da chuva, tais como, copos de plástico, tampinhas de garrafa, casca de ovos, etc.
Nesse período a população terá a oportunidade de contribuir retirando de seus quintais todo o material que pode acumular água e tornar-se um criadouro para o mosquito.
O lixo retirado das residências deve estar acondicionado em sacos plásticos e, para evitar acidentes, o vidro deverá ser separado. O material coletado deve ser colocado em frente as residências no dia anterior a passagem da coleta. ATENÇÃO; Só será recolhido o material acondicionado em sacos plásticos.
A equipe da Vigilância Ambiental avisa que entulhos de construção, galhos, fogões, geladeiras e móveis em geral não serão coletados.
O Secretário Olliver Barros e a Enfermeira Neide deram entrevista hoje no Programa Adilson Ribeiro e expuseram a importância da participação da população neste momento crítico. O Secretário disse que o problema é de ordem nacional, e que Itaperuna está dentro do contexto, entretanto sem se eximir da sua responsabilidade, a Secretaria de Saúde está atuando com força máxima. A Enfermeira alertou para o risco de não se procurar ajuda médica, e se sustentar apenas com receitas caseiras. A expectativa, segundo Olliver Barros, é que o mutirão que envolve várias frentes de atuação, surta efeito e em breve tenhamos uma mudança no quadro de diagnósticos.
Sem comentários:
Enviar um comentário