Com a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, aconteceu na manhã desta quinta-feira (23) a abertura oficial da safra sucro alcooleira 2019/2020 da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro). A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, participou do evento, realizado na sede da cooperativa, na localidade de Sapucaia, em Campos dos Goytacazes. O vice-prefeito de SFI, Claudio Henriques, também esteve presente, entre outras autoridades.
Segundo a organização, o RioAgro Coop tinha como objetivo apoiar o agronegócio de cooperativas, responsáveis por produzir 48% dos alimentos no Brasil.“O movimento corporativista é muito importante, sendo fundamental o debate de tópicos relacionados ao tema”, ressaltou Francimara. Ela observou ainda a disponibilidade de Witzel em estabelecer parcerias que contribuam com o desenvolvimento regional.
Durante sua fala, o governador dirigiu-se aos prefeitos presentes: “Fui eleito para governar para todos. Temos a chance de acertar juntos. O secretário de Estado de Agricultura, Eduardo Lopes, tem a missão dificílima de elevar o Produto Interno Bruto (PIB) agrícola estadual”.
Witzel anunciou que está empenhado em buscar o “dinheiro necessário para financiar a irrigação da cana de açúcar” e deve promover um gabinete itinerante na região nos próximos meses.
Paralelamente, o prefeito de Campos, Rafael Diniz, que é presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF), pontuou que “não há outro caminho para o avanço, se não a parceria”. “Eu, como representante dos prefeitos da região, me coloco a disposição para reconstruirmos o Estado”, disse.
Também nesse contexto, o presidente da Coagro, Frederico Paes, opinou que a partir da integração política regional e do cooperativismo, considerado por ele “a saída do nosso país”, será possível fortalecer o segmento produtivo.
Representante da Câmara Federal, o deputado federal Wladimir Garotinho destacou a relevância de se aprovar o reconhecimento do solo da região como semiárido, o que faria os municípios terem acesso a políticas públicas específicas.
RioAgro Coop — Um painel sobre “A integração entre Consórcio de Municípios, Estado e Produtores na retomada do Agronegócio Fluminense” e sete palestras com abordagens distintas preencheram a programação. Também foram abordadas temáticas como agricultura familiar, cooperativismo agro na economia 4.0 e soluções para a bacia leiteira fluminense.
Ascom SFI
Sem comentários:
Enviar um comentário