Após completar um mês de entrega à população, pacientes avaliam positivamente a nova ala de internação no segundo andar do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), na localidade de Ponto de Cacimbas, em São Francisco de Itabapoana (SFI). O espaço dispõe de 22 leitos com ar condicionado, Sala de Prescrição Médica e um Centro de Materiais Esterilizados. Durante a inauguração, no último dia 7 de setembro, a prefeita destacou que as intervenções na unidade de saúde “proporcionam dignidade a pacientes e profissionais do HMMC”.
“Antigamente as pessoas tinham receio de vir para cá. Já precisei levar a minha esposa para a cidade de Cachoeiro de Itapemirim (ES), mas agora ela está internada aqui e recebendo atendimento adequado. Não falta nada!”, declarou o pastor Climário Louzan Rangel, 54 anos, morador em Barra do Itabapoana, depoimento confirmado pela mulher dele, a paciente Maria das Neves Pereira Rangel, 52 anos. “O tratamento está ótimo! Estive internada antes da reforma e atualmente a diferença é muito grande”.
Marcelo Moreira Pinheiro, 50 anos, residente no Centro da cidade, se recupera na Enfermaria Masculina e também elogiou o novo setor. “Estou recebendo muita atenção no hospital. Quero me recuperar o mais rápido possível, mas quando tiver alta, caso pudesse, gostaria de ficar até mais uns dias de tão bem que estou sendo tratado”, revelou.
Outro paciente, Doriano dos Santos Machado, 34 anos, morador em Ponto de Cacimbas, igualmente enalteceu o tratamento. “Estou internado devido a uma fratura de tíbia na perna esquerda. O atendimento está nota 10. Não tem comparação de como era a ala de internação do hospital antes e atualmente”.
“Estrutura de hospital particular”
O diretor clínico do HMMC, Éber Marins, informou que neste primeiro mês, após a reforma, foram realizados em média 500 atendimentos entre internações de pacientes masculinos e femininos.
“Temos uma estrutura de hospital particular oferecendo muito mais conforto para os funcionários que estão trabalhando e principalmente aos pacientes internados. Todas as enfermarias são climatizadas, novos leitos e roupas de cama, enfim, uma reforma geral no setor“, ressaltou Marins, acrescentando:
“Gostaria de destacar que foi implantado um serviço de rotina diário na ala de internação com um médico responsável visitador, independente da equipe de plantão. Isso proporciona uma atenção específica ao paciente daqui e, consequentemente, melhora o atendimento”.
Tratamento agilizado
O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, destacou que uma nova medida adotada está possibilitando a redução da permanência dos pacientes na ala de internação.
“A Regulação passou a fazer a vistoria diária nos prontuários dos pacientes, agilizando as questões de marcação de exames e outras necessidades. Isso permite mais rapidez na resolução destes casos, reduzindo o tempo de permanência do paciente na área de internação”.
Campista também informou que os banhos e curativos nos pacientes estão sendo realizados pela manhã até o meio-dia.
“De segunda a sexta-feira tem um enfermeiro responsável por estes serviços na ala de internação. Já nos sábados e domingos o enfermeiro do plantão assume estes trabalhos”.
Já a subsecretária municipal de Saúde, Thayna Rissa, lembrou que o serviço de nutrição do hospital é o responsável exclusivo pela alimentação dos pacientes. “Infelizmente alguns familiares, ainda que bem intencionados, insistem em trazer comida para os pacientes, mas isso não é permitido. Estes alimentos inadequados à dieta deles acabam atrapalhando o tratamento”, explicou.
Ascom SFI
Sem comentários:
Enviar um comentário