sexta-feira, 31 de maio de 2019

Programa de Saúde na Escola (PSE) de Itaperuna, uma referência de profissionalismo


O PSE foi criado em 2007 como uma política intersetorial, com a finalidade de promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino, por meio de ações de prevenção e atenção à saúde. A iniciativa fortalece o enfrentamento das vulnerabilidades que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar.

Para alcançar estes propósitos o PSE foi constituído por cinco componentes:

1-  Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública;


2 - Promoção da Saúde e de atividades de Prevenção;


3 - Educação Permanente e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens;


4 - Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes;


5 - Monitoramento e Avaliação do Programa.

Esta é a base de toda a programática deste empreendimento pedagógico de abrangência de amplo espectro, visando a otimização da preparação dos nossos jovens através de uma metodologia que leve para dentro das salas de aula um pacote de informações que repercutirão por toda a vida. 
No desenvolvimento deste grande projeto o MEC se preocupou com multidiversidade cultural do Brasil, haja vista as dimensões continentais do país, e sem fugir das bases elementares de sustentação das ideias e dos propósitos que formam o arcabouço com a envergadura deste implemento, criou as frentes intersetoriais que dão autonomia aos municípios para desenvolverem o programa dentro de uma contextualização que melhor representa a demanda desta ou daquela região.
Como foco principal estão as ações de cumprimento do Calendário da Saúde, bem como a atualização do calendário vacinal e iniciativas de promoção à saúde, como prevenção à obesidade, cuidados com a saúde bucal, auditiva e ocular, combate ao mosquito Aedes aegypti, incentivo à atividade física, prevenção de DST/Aids, gravidez não planejada e precoce, entre outras.

Em Itaperuna, sob a coordenação de Uenes Macêdo, o programa ganhou uma dinâmica que superou, e muito, toda as expectativas do cronograma estabelecido pelo próprio MEC, e como dantes exposto, respeitando as principais necessidades regionais. Uma grande equipe de profissionais altamente gabaritados compõe este front de guerra, dentre os quais, os próprios professores, auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros, psicólogos, pedagogos especializados e muitos outros.

Sob o comando do Secretário Olliver Barros, a equipe do Departamento de Comunicação da Saúde foi readaptada para a execução de uma série de incumbências no acompanhamento e divulgação dos trabalhos, e têm posto toda a gente a estar o tempo inteiro em franca atividade.
"O que não falta é trabalho, e temos tido o privilégio de contar com profissionais extremamente interessados em dar o seu melhor, e digo isto em todos os setores. Nossas metas estão sendo alcançadas, fruto de um esforço conjunto, cujo resultado não poderia ser outro. Para mim, é também um grande privilégio poder contar com o apoio total e irrestrito do Prefeito Rogerinho, lembrando que se assim não o fosse, certamente não teríamos o mesmo êxito. A população, particularmente a faixa infanto-juvenil e os educadores são fiéis testemunhas do trabalho sério que vem sendo desenvolvido pelo PSE no município de Itaperuna," pontuou Olliver, muito satisfeito com todos os resultados.

Sem comentários:

Enviar um comentário