terça-feira, 11 de junho de 2019

Combate ao Aedes com carro fumacê é iniciado em São Francisco de Itabapoana


Ação é uma das medidas preventivas que o município está implantando para combater as doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue, chikungunya e zika.

 São Francisco de Itabapoana recebeu nesta segunda-feira (10) uma equipe com carro fumacê do Governo do Estado que iniciou a aplicação do inseticida contra o mosquito Aedes aegypti nesta terça-feira (11) em Guaxindiba e na Ilha dos Mineiros, das 6h às 10h.

A ação é uma das medidas preventivas que o município está implantando para combater as doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue, chikungunya e zika.

“Durante a passagem do fumacê é necessário que os moradores abram as portas e janelas das residências, cubram as gaiolas de passarinhos, retirem a água meia hora antes e só a recoloquem meia hora depois da passagem do carro”, explicaram os agentes estaduais de combate a endemias Aldemir de Assis Campos e José do Couto Moreira Júnior.

De acordo com o secretário de Saúde do município, Sebastião Campista, o carro passará nas localidades com maior incidência de casos notificados de dengue.

“Na quarta-feira (12), a equipe do fumacê realizará o serviço na área central e na quinta-feira (13), em Gargaú, sempre das 6h às 10h”, disse.

Já na sexta-feira (14), haverá uma reunião com a prefeita Francimara Barbosa Lemos (PSB) para definir um mutirão com a participação integrada de secretarias municipais.

“O trabalho vai envolver 100 agentes da saúde, que estarão uniformizados e com documentos de identificação. São mais de 32 mil imóveis para serem visitados pelos profissionais, que vão detectar e eliminar os focos de criadouros do Aedes aegypti”, explicou.

Segundo a Prefeitura, desde abril, além da rotina dos serviços preventivos, diante das informações de casos de dengue nos municípios, a Secretaria de Saúde intensificou o trabalho de cobrança para a realização das notificações a respeito da doença, através de reuniões com as equipes do Hospital Municipal Manoel Carola e da Vigilância Epidemiológica.

A Prefeitura disse também que este ano já foram notificados 334 casos de dengue no município e 42 de chikungunya.

Fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário