Através de uma denúncia anônima, a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou uma intervenção na matinha, em Santa Clara, que teria sido invadida recentemente. O local é uma Área de Preservação Permanente (APP) e é monitorado pelos órgãos responsáveis. A ação contou ainda com o apoio de efetivos da Polícia Militar (PM), técnicos e guarda-parques da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG).
Foram encontradas cercas feitas pelos invasores com a madeira das árvores nativas, materiais de construção, obras não concluídas, alicerces, além de muros que, segundo a PM, serviam como ponto de esconderijo de drogas. Ninguém foi encontrado. Todo o material recolhido foi descartado em local apropriado, pois não pode ser reutilizado por ser oriundo de matéria-prima nativa.
“Além dessas irregularidades, foi extraviada a placa que sinalizava que a região era APP, tinha descarte incorreto de lixo, focos de incêndios e ainda aterros, o que deve ser evitado nessas áreas, devido à região ser propícia a alagamentos, o que traria riscos às pessoas”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati.
Segundo informações da diretora do Departamento de Fiscalização Ambiental, Juliana Alves, a ação também gerou um Boletim de Ocorrência (B.O.) devido à quantidade de agravantes feitos na região. A diretora ainda alertou que, quem invadir a região de APP, irá responder por crime ambiental, conforme lei nº 9605/98.
“Solicitamos às pessoas que, antes de construir, procure a Secretaria de Meio Ambiente (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Terminal Rodoviário Manoel Carlos da Silva, em frente à Praça dos Três Poderes, no Centro) para buscar mais informações ou ligue para o Canal Verde através do número (22) 9.8161-6713”, pediu a secretária de Meio Ambiente.
Já há bastante tempo pelo menos uma dezena de casebres foram erguidos na mata. O desmatamento estava à vista de todos. Finalmente fizeram alguma coisa. Vamos acompanhar agora se vão demolir todas as edificações e devolver à natureza o que lhe pertence.
Ascom SFI
Sem comentários:
Enviar um comentário