sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Solenidade no Ciep 470 marca a aula inaugural da 2ª turma da Guarda Mirim de SFI


Teve início na tarde desta quinta-feira (26) a aula inaugural da 2ª turma da Guarda Mirim Municipal (GMM) de São Francisco de Itabapoana (SFI). A cerimônia aconteceu no Ciep 470 Celso Martins Cordeiro, no Centro da cidade, e contou com a presença do vice-prefeito Claudio Henriques, que representou a prefeita, além de outras autoridades. O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) e a Guarda Civil Municipal (GCM).


“Que vocês possam saber viver este momento em toda a sua plenitude, aproveitando o aprendizado que vão ter, junto aos instrutores da GMM, aumentando os seus conhecimentos, obtendo mais educação e cidadania. Tenho muita satisfação de poder participar de uma administração que é voltada para o cidadão, principalmente as crianças e os adolescentes, que são o nosso futuro. E nada tem sentido se não lutarmos por um futuro melhor. Que Deus abençoe a todos vocês!“, ressaltou o vice-prefeito.

São 50 adolescentes entre 14 e 18 anos incompletos, que passam a ser denominados cadetes, tendo como critério de seleção o perfil socioeconômico através de dados CadÚnico, e prioritariamente, os que estavam em risco ou vulnerabilidade social. O projeto tem duração de seis meses, sendo três meses de aplicação de disciplinas temáticas e três meses de práticas externas, sempre na parte da tarde. Cada guarda mirim receberá uma bolsa-auxílio.

“No curso desta formação contaremos com um corpo de instrutores, que aplicarão conteúdos temáticos, permitindo a criação de uma base para formar um cidadão pronto a servir com presteza e excelência em todos os âmbitos de sua vivência. Desejo boa sorte a todos, deixando uma frase para reflexão: não basta ser luz, é necessário que ilumine e ilumine caminhos”, destacou a diretora do Departamento de Juventude de SFI, Soraia Santos.

O secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Bornier, gravou um vídeo, exibido num telão para os presentes, desejando boa sorte aos cadetes. “Gostaria aqui de desejar muito sucesso a nova turma do Projeto da Guarda Mirim do município de SFI. É muito bom ver tantos jovens envolvidos nessa iniciativa, que é baseada em valores éticos e responsáveis, beneficiando toda a sociedade. Parabenizo ainda os gestores que se propuseram a olhar os jovens com tanta prioridade. É nisso que a juventude e a nossa secretaria acreditam”, desejou Bornier.


Durante a capacitação, os alunos terão aulas sobre Cidadania, Meio Ambiente, Empreendedorismo, Direitos e Deveres/Indisciplina e Ato Infracional, Dicção e Oratória, Liderança, Política Pública de Juventude, Ética, entre outros temas. Um major piloto de helicóptero integrante do Grupamento Aeromóvel (GAM) da Polícia Militar estará no município para aplicar conteúdo temático aos alunos da GMM.

Estiveram presentes ainda à solenidade o subsecretário do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Isaac Salvador, representando o titular da pasta, Fagner Azeredo; o comandante da GGM, Fabiano Vasconcellos, secretários municipais e outros integrantes do Governo, instrutores do curso da GMM, três guardas mirins formados na 1ª turma de SFI, além de familiares dos cadetes.

Aprovação de cadetes e responsáveis
Denilza Gomes Monteiro, 47 anos, moradora em Volta Redonda, destacou a importância do aprendizado para os cadetes da GMM. “Vai ser uma experiência boa, já que o meu filho, assim como os demais jovens, terão a oportunidade de aprender várias coisas: saber se comunicar melhor, lidar com as pessoas, além de se dedicar mais na escola”, disse Denilza, ao lado do filho, o cadete David Monteiro da Silva, 15 anos, que revelou “estar muito animado para o início das atividades”.

Elisabeti Bueno Moreira, 34 anos, moradora no Centro, também elogiou o curso. “Será ótimo para os adolescentes do município, que ainda estão numa idade em formação.




Aqui terão disciplina, além de conhecimento dos valores corretos”, ressaltou Elisabeti, ao lado da filha, a cadete Graziela Moreira dos Santos, 15 anos, que concordou com a mãe: “Temos muitas coisas para aprender”, completou.



Ascom SFI

Sem comentários:

Enviar um comentário