Em dois dias, o Viveiro Municipal de São Francisco de Itabapoana (SFI) distribuiu cerca de 150 mudas. A distribuição ocorre a partir da troca de garrafas PET e borra de café. A proposta do projeto é incentivar a conscientização ambiental com foco na preservação do meio ambiente.
De acordo com o subsecretário municipal de Agricultura (SMA), João Manhães, entre as espécies mais apanhadas pela população estão graviola e limão indiano. “O espaço, que fica ao lado da 147ª Delegacia de Polícia, fica aberto entre das 8h às 11h e das 13h às 17h. Contamos com a participação dos moradores”, afirmou. Ele explicou que duas garrafas PET ou 250 gramas de borra de café podem ser trocadas por uma muda.
O morador de Santa Rita Rogério Araújo levou seis garrafas na manhã desta terça-feira (7) e retirou três mudas, entre elas a de mamão. Ele contou que vai plantá-las em seu pequeno pomar, que fica no quintal da residência.
A partir da troca de material, a SMA pretende arrecadar uma tonelada de borra de café e 10 mil garrafas PET para serem utilizados no Viveiro de Mudas de Praça João Pessoa na confecção de substrato e de vasos para mudas, respectivamente.
O coordenador de Mudas Diversas da SMA, Idalécio Rangel, listou as espécies disponíveis:
– Hortaliças: couve, salsinha, coentro, alface, cebolinha, rúcula, aipo, alecrim, hortelã, pimentão, tomate, jiló, berinjela, maxixe, chuchu, beterraba, batata inglesa, rabanete e nabo.
– Frutíferas: noni, romã, acerola, graviola, caju, pitanga, jaca, laranja, erva cidreira, boldo do chile, erva doce e cana de macaco.
Ascom SFI
Sem comentários:
Enviar um comentário