quinta-feira, 28 de março de 2019

O CCS (Conselho Comunitário de Segurança) de Itaperuna realizou a sua primeira reunião


Por Lael Santos

O Concelho Comunitário de Segurança (CCS) de Itaperuna, realizou hoje, nas dependências do 29° Batalhão de Polícia Militar, sua primeira reunião anual. 
Diversas autoridades civis e militares, além de diversos integrantes da sociedade Itaperunense se fizeram presente. Tudo começou às 9h com um café da manhã, na sequência a mesa foi composta, tendo à frente das discussões o seu Presidente Enildo Rosa Virgílio, que deu início à importantes abordagens. O primeiro a fazer uma ampla explanação sobre a situação do policiamento foi o Capitão Souza, que na sua fala passou números estatísticos importantes sobre o gráfico da criminalidade na região, com destaque para Itaperuna, tudo com exibição de slides, o que facilitou a melhor compreensão dos presentes. O Capitão Souza enfatizou a importância do pertencimento no exercício da função militar, que no caso de Itaperuna chega a 95% da corporação. Para melhor esclarecimento, isto ocorre quando o militar atua na sua área de habitação e tem familiares, o que faz com que ele seja também cliente do serviço de segurança que presta à população.
Na sequência, o Comandante do 29° BPM, Ten. Cel Wagner Mello da Silva, reforçou a abordagem sobre os dados estatísticos do crime em Itaperuna, e reafirmou as estatísticas extremamente favoráveis, no sentido das perceptíveis reduções nos mais variados delitos, com exceção para o tráfico de drogas, que na contramão das demais contravenções, aumentou bastante. Entretanto a atuação da PM tem tido resultados extremamente importantes, na apreensão de entorpecentes, o que evidencia a atuação positiva da corporação. Várias outras autoridades fizeram uso da palavra, dentre eles o Comandante do 21° Grupamento de Bombeiros Militar de Itaperuna, Secretário de Turismo Alexandre Boechat, Vereadores Amanda da Aidê e Glauber Bastos, valendo registrar que Glauber Bastos foi muito feliz em suas palavras ao trazer para o planejamento de segurança o monitoramento dos principais pontos de Itaperuna, mormente a Avenida Cardoso Moreira, com a instalação de câmeras de vigilância, o que segundo o Vereador inibiria a prática de muitas atividades ilícitas, além de ajudar sobremaneira a Polícia na elucidação de eventuais casos. 
Também foram postos à mesa questões como a precariedade da iluminação pública de boa parte da cidade, mas em contrapartida, não defendendo, mas endossando o excelente trabalho executado pelo 29° BPM, muitas ocorrências se dão debaixo de muita luz, e não propriamente na escuridão, entretanto os representantes do Legislativo ali presentes foram de certa forma, incitados a cobrarem a questão da iluminação pública com mais veemência. O Delegado da 143DP , Henrique Lobato, também compôs a mesa e na sua fala ressaltou a importância do trabalho cooperativo das polícias civil e militar, que tem resultado com sucesso ao destacar Itaperuna como uma cidade segura para se viver. De acordo com o Delegado, sem esta parceria certamente não teríamos a mesma resposta.
Quase no final da reunião o Major Enilson Virgílio, que integra a Comissão de Ética da CCS, fez uso da palavra enfatizando a importância do Disque-Denúncia, uma ferramenta importante para garantias de melhores resultados nas atividades de segurança pública. Lembrando que o anonimato do denunciante é garantido, e toda a população é beneficiada com este meio. 
A próxima reunião acontecerá no próximo dia 24 de abril, com local a ser definido.















Sem comentários:

Enviar um comentário