sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Exoplaneta encontrado pela NASA é parecido com a Terra e poderia abrigar vida


Utilizando o telescópio espacial TESS, da NASA, uma equipe internacional de astrônomos encontrou um novo Sistema Solar com três planetas orbitando a estrela GJ 357, uma anã-vermelha do tipo M, localizada a 31 anos-luz da Terra. Um desses planeta talvez tenha água em estado líquido, ou seja, poderia abrigar vida.A descoberta foi publicada na revista Astronomy & Astrophysics. Cada ano-luz equivale a 9.461.000.000.000 quilômetros.

O nome oficial do planeta é GJ 357 d, e poderia ter água líquida se tivesse uma atmosfera espessa e fosse feito de rocha. A massa do planeta é pelo menos 6,1 vezes superior a da Terra e o corpo celeste orbita sua estrela a cada 55,7 dias. No entanto, a temperatura de equilíbrio (calculada sem levar em consideração os efeitos de aquecimento de uma possível atmosfera) seria de -64 ° C, o que tornaria o planeta mais glacial do que habitável.

Já o planeta intermediário GJ 357 c tem uma massa pelo menos 3,4 vezes maior que a Terra e sua temperatura é de 127° C. Ele orbita a estrela a cada 9,1 dias terrestres. O GJ 357 b, por sua vez, é um planeta cerca de 22% maior que a Terra e orbita 11 vezes mais perto de sua estrela do que a distância entre Mercúrio e nosso Sol. O seu ano dura apenas quatro dias terrestres e sua temperatura de equilíbrio é de 250 ° C.

Fonte: Galileu

Sem comentários:

Enviar um comentário