sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Será dado início da construção da Usina Hidrelétrica de Itaperuna


Projeto é aprovado depois de longa e exigente análise de órgão ambiental.
O empresário Moacir Pinto Filho, é o protagonista deste ambicioso projeto de geração de energia elétrica na Ilha da Cachoeira da Fumaça, no distrito itaperunense de Retiro do Muriaé.
Depois de cumprir as rigorosas exigências ambientais e florestais, Moacir finalmente recebeu a Licença Prévia do Inea- Instituto Estadual de Ambiente podendo começar a infraestrutura da CGH- Central Geradora Hidrelétrica nos próximos dias.
O projeto é de autoria de uma empresa da capital do estado composta por engenheiros civis, hidráulicos, eletricistas e mecânicos e abrange 2 turbinas cuja água usada para movimentá-las "não será desperdiçada em uma gota", segundo o empresário, pois voltará para o rio.
Com geração de 2,74 megawatts, a Usina do Retiro, como será chamada, já tem 2 pré-compradores, a Copapa, fábrica de papel de Santo Antônio de Pádua e a Oi, empresa de telefonia celular, sobrando para outras demandas em qualquer parte do país.
A usina é por fio d'àgua, não tem barragem de grande porte, apenas uma pequena contenção de desvio para o canal alimentador das turbinas.
No local, todas as árvores foram preservadas e dezenas de outras foram plantadas. O projeto já havia recebido a também exigente autorização da ANA-Agência Nacional de Águas, faltava só a do Inea.
A previsão mais otimista de Moacir Pinto Filho é de concluir a obra em 2 anos, incluindo uma ponte da margem até a ilha.
Pioneiro na radiodifusão em Frequência Modulada em Itaperuna, com a Avahy FM (100,3) em 1988, que depois migrou para Rádio 103 FM (103,3), o comunicador-empresário faz o mesmo na geração de energia no município, além de empregos e renda que virão com a construção, manutenção e operação da CGH.
Moacir Filho - Um ousado empreendedor

Com informações do Blog Nino Bellieny

Sem comentários:

Enviar um comentário