sexta-feira, 8 de março de 2019

O Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NESA/UERJ) divulga importante nota


O Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NESA/UERJ) reafirma seu compromisso inarredável com a EDUCAÇÃO como a política pública que fundamenta o desenvolvimento humano e social.

Nós, no NESA, temos a exata noção da nossa responsabilidade, inerente à Universidade, sobre os conceitos, opiniões e atitudes que transmitimos aos nossos alunos, aos profissionais de saúde e aos adolescentes que atendemos, individual ou coletivamente. Mais ainda, na divulgação para a população em geral destes conhecimentos.

Ao longo dos seus 45 anos de atuação, o NESA participa, das mais diversas formas, na formulação e implementação de ações voltadas para a Saúde Integral do Adolescente (SIA), muitas vezes, em colaboração com Sociedades Científicas, órgãos do Estado (secretarias e ministérios) e Representações Internacionais (governamentais e particulares).

Um dos aspectos mais relevantes da SIA refere-se à sua Saúde Sexual e Reprodutiva! Sem informação não há conhecimento e este é o  que determina atitudes responsáveis. Isto é EDUCAÇÃO!

A Caderneta de Saúde do Adolescente e da Adolescente, do Ministério da Saúde, é o instrumento de apoio para a transmissão de conceitos e atitudes sobre Saúde Sexual e Reprodutiva desta população e sua desejável apropriação consequente pelos próprios adolescentes.
Na sua concepção e desenvolvimento, onde colaboramos de alguma forma, procurou-se apresentar o corpo adolescente, com as suas transformações biológicas e comportamentais, à luz do conhecimento científico atual.

Neste aspecto, o NESA/UERJ, reafirma a qualidade das Cadernetas citadas, tanto na forma como no conteúdo, e não concorda com qualquer outra interpretação, deste instrumento de divulgação do conhecimento, que não esteja baseado nas evidências científicas atuais.






Prof. José Augusto Messias
Diretor

Sem comentários:

Enviar um comentário