Alinhando aos trabalhos que estão sendo realizados neste ano em Itaperuna, a equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde esteve no Município em visita técnica, na tarde desta terça-feira (29), para dar apoio à campanha de conscientização da população a respeito do Arbovírus. O vírus é essencialmente transmitido ao homem por vetores artrópodes, como os mosquitos que contaminam ao picar animais infectados.
As Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).
A equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde esteve reunida com o secretário de Saúde, Olliver Barros, o coordenador de Planejamento, Uenes Macedo, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, Gabrielle Damasceno da Costa Chagas, a representante da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental-SVEA da Secretária de Estado de Saúde-RJ, Débora Fontenelle dos Santos.
O Secretário Oliver Barros se manifestou quanto à visita: "É de grande importância o diálogo constante e a comunicação entre os coordenadores e a população, criando ações voltadas à prevenção e à redução dos criadouros dos mosquitos e a conscientizando da população do perigo da doença. Já estamos em declarada guerra à esta praga e as nossas equipes estão em campo em intensa atividade. Neste momento todas as forças somam positivamente, principalmente o trabalho nas redes sociais. Vale lembrar que a Secretaria de Saúde de Itaperuna oferece o tratamento para as doenças caudas pelo vírus", disse.
O Prefeito Dr. Marcus Vinícius também se manifestou:
“Nossa equipe de Vigilância Epidemiológica está nas ruas trabalhando para reduzirmos os perigos de contaminação das Arboviroses. Nossa população precisa fazer a sua parte, acabando com os criadouros do mosquito”.
Estiveram presentes na visita técnica, a coordenadora do Programa de Vigilância Epidemiológica de Itaperuna, Neide Correia Novaes; o coordenador da Vigilância em Saúde, Lauro Amaral, Drª Adriana Beatriz Levone Affonso e o Coordenador Vigilância Sanitária, José Maurício.
Com informações do Decom
Sem comentários:
Enviar um comentário