terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Vem aí a Semana de Ação Coletiva de Enfrentamento às Arboviroses


Por Lael Santos

Em convocação pelo Ofício Circular  da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do RJ GS n° 002/19, o excelentíssimo Sr. Secretário Estadual de Saúde Edmar Sales, chama a atenção dos prefeitos e secretários de Saúde e Educação para a "Ação Coletiva de Enfrentamento às Arboviroses".
A semana da campanha será de 18 à 23 de fevereiro em todo o Estado do Rio de Janeiro. A convocatória é de participação em atividades de prevenção, em especial na Rede de Ensino Básico pública e privada.
Faz-se necessária uma promoção de mobilização no sentido de fortalecer a participação crítica e cidadã nos processos de construção de conhecimento, valores, atitudes e ações necessárias à prevenção e ao controle do Aedes Aegypti, transmissor das Arboviroses, dentre elas a Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya, doenças que podem gerar síndrome congênita, manifestações neurológicas, tratamentos prolongados, inabilitação temporária para o trabalho e que ainda podem levar à morte.
Para as ações nas unidades de ensino será envolvido o Grupo de Trabalho Intersetorial-Municipal (GTI-M) do Programa Saúde na Escola (PSE) composto por integrantes das Secretarias Municipais de Saúde e Educação. Havendo necessidade o GTI-E poderá ser acionado.
O Secretário Olliver Barros, que está participando do V Congresso das Secretarias Municipais de Saúde arranjou um tempinho para comentar: "Já há algum tempo que nos conscientizamos da profunda seriedade destas arboviroses, e nós estaremos simplesmente cumprindo a agenda estadual, mas a nossa luta tem sido constante."
O Coordenador Geral de Saúde Uenes Macêdo, figura de extrema importância no PSE, também está totalmente envolvido com a campanha, e reforçou que teremos um saldo positivo se houver uma interação entre os agentes e toda a população.

Gestão: Dr. Marcus Vinícius

Sem comentários:

Enviar um comentário