sábado, 15 de dezembro de 2018

Secretaria de Saúde de Itaperuna, gestão levada com muita seriedade

Olliver Barros, por uma Saúde Pública saudável

Por Lael Santos

De todas as secretarias de um governo, a que cumpre o papel sócio-administrativo mais importante, sem sombra de dúvidas é a de saúde. A cidade pode ser muito bonita e estar muito bem cuidada; o lazer pode estar garantido e sob aspectos gerais tudo pode estar às mil maravilhas, porém sem saúde ninguém é feliz. O desleixo com a saúde faz com que o governo cometa um pecado capital. O povo tem fome, precisa se vestir, precisa de emprego, mas uma vez doente nada faz sentido. Já há muito tempo que se ouve dizer que a saúde pública no Brasil está doente, e não há nenhum exagero nisso, mesmo porque em muitos municípios está em estado de coma. Até que ponto os problemas com a gestão da saúde a nível federal afetam os governos municipais? Que preço os municípios pagam com o ingerenciamento da saúde pública? A culpa tem que ser sempre atribuída à federação? Estas perguntas são sempre feitas e muitos se utilizam desta cumplicidade e comprometimento de máquinas governamentais nos três âmbitos para justificar o sucesso ou a falência do gerenciamento da saúde. Com certeza, sob a égide de um sistema de governo federativo um mau desempenho no mais alto escalão causa reflexos em todos os outros. Uma gestão municipal não se faz apenas com recursos do município e para isto existe a União. O poder público municipal se beneficia ou não daquilo que decidem e fazem em Brasília.
Itaperuna já era conhecida nacionalmente pelo alto potencial do Hospital São José do Avaí. O hospital chegou a ser referência em todo o Brasil pelo avançado recurso médico em cardiologia e pelos equipamentos de ponta. Posteriormente começaram a chegar as faculdades e ninguém precisa mais sair para outras cidades para cursar medicina, pelo contrário, Itaperuna se tornou polo, não apenas em medicina como diversos outros cursos e graduações. Com isto, a responsabilidade com o gerenciamento da saúde municipal sofreu automaticamente uma grande cobrança. Uma cidade com tamanha projeção tem o dever de oferecer um serviço de saúde à altura do que ela representa. Para desempenhar papéis importantes, atores importantes, e preocupado com isso o Prefeito Dr. Marcus Vinícius buscou alguém com peculiaridades que pudessem dar ao cargo a devida atenção e habilidades tão necessárias. Há quem pense que um secretário de saúde tem que ser obrigatoriamente um médico, pensamento este totalmente não sincronizado quando o assunto é gestão pública. O gestor da pasta da saúde não tem que ser um médico e tampouco tem que ter alguma formação em qualquer área médica. O que se faz necessário realmente é competência e sensibilidade administrativa para montar uma equipe de trabalho especializada e se cercar dos melhores profissionais para que o trabalho possa ser executado com excelência. Pensando desta maneira o Dr. Vinícius creditou tal incumbência ao jovem Olliver Trajano Silva Barros, sobre o qual segue uma pequena biografia:
Nascido em 30 de setembro de 1989 na cidade de Niterói-RJ, Olliver Trajano Silva Barros está em Itaperuna há 12 anos. Oliver é formado em administração de empresas e adotou a militância estudantil em 2010,  em Itaperuna. Foi fundador e primeiro tesoureiro do Diretório Central dos Estudantes. Também fundou e presidiu a União Dos Estudantes de Itaperuna (UEI), e a Fiscalita. Foi o Coordenador Geral do Movimento Noroeste para Todos e sócio-diretor da empresa Unitur, (Turismo Universitário).  Foi membro da CPA, presidente do Núcleo de Apoio Empresarial (NAI – empresa júnior) e da comissão de biblioteca, da Faculdade Redentor. Também começou na política em 2010. Foi Coordenador Geral de campanhas, secretário de Organização e Presidente Regional de partidos. No ultimo pleito, Olliver foi decisivo na influência de excelentes votações que elegeram Deputados Estaduais e Federais.
Com poder de articulação invejável, Olliver Barros foi o homem de frente na vitoriosa e histórica campanha do Dr. Vinícius nas últimas eleições municipais, e por esta parceria muito bem sucedida, e conhecendo profundamente todos os seus atributos, o prefeito, em abril deste ano tomou a decisão de conferir ao ex-Secretário de Gabinete Olliver Barros a responsabilidade pela direção da Secretaria Municipal de Saúde. Conforme já explanado, uma tarefa nada fácil quando a Saúde de um país está na UTI, entretanto o atual Secretário vem correspondendo às expectativas fazendo uma gestão que tem cuidado dos problemas de dentro para fora. Com sua experiência administrativa, Olliver disse que não adianta cuidar das folhas se o problema está nas raízes, e disse mais: ”Os frutos do nosso trabalho virão em sequência. Estamos trabalhando toda a infra-estrutura administrativa para que as coisas possam fluir de maneira natural e ordenada. Minha promessa é o meu comprometimento de me tornar o melhor Secretário de Saúde que Itaperuna já teve, e com a confiança, apoio e parceria do nosso Prefeito Dr. Vinícius assim o será. Por agora, desejo à todos, antecipadamente, um feliz natal e um 2019 promissor.”

Gestão: Dr. Marcus Vinícius

Sem comentários:

Enviar um comentário