sábado, 1 de dezembro de 2018

Secretaria de Saúde de Itaperuna jogou pesado contra o Aedes Aegypti

Semana Nacional de Combate ao Aedes é bem sucedida em Itaperuna



Por Lael Santos

Desde o surgimento do Aedes Aegypti que milhares de pessoas padeceram com o terrível mal causado por este pequenino, mas assustador inseto. Durante todo este tempo experimentos científicos e procedimentos comportamentais vem sendo tomados e feitos na tentativa de, no mínimo, amenizar o impacto das doenças tais como Dengue, Zika e Chikungunya. Os nomes mais parecem xingatótio, mas são realidade e não pode haver trégua na luta contra esta praga.
Dados da Prefeitura de Itaperuna dão conta que mais de seis mil famílias foram atendidas, numa empreitada que visitou 6.300 imóveis no município. A ação contou com 34 agentes divididos em seis equipes, que visitou por dia uma média de 1.260 imóveis. Nem todos os imóveis visitados são habitados, dentre eles estão também casas em estado de abandono, comércios, piscinas, quintais e locais cheios de entulho, Enfim, tudo que foi possível com a finalidade de identificar e coibir a proliferação do mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya.
Ainda de acordo com dados estatísticos, neste ano até o presente momento 473 casos foram notificados, entretanto não houve confirmação de todos. Há uma queda de 18,8% em comparação ao mesmo período de 2018. As frentes de combate também estiveram no CRAS da Cidade Nova e nas seguintes UBS: João Bedim, Fiteiro, Surubi e Cehab. Também foram feitas caminhadas com distribuição de materiais informativos, no objetivo de instruir as pessoas com relação ao combate ao mosquito. A ação que seria realizada na Feira Livre de Itaperuna foi cancelada devido ao desfavorecimento do tempo, ficando em aberto para outra data a ser divulgada.
A Secretaria Municipal de Saúde, gestora de todas estas ações em Itaperuna, traz um comunicado do seu Secretário Olliver Barros:
Ainda não houve uma solucão em nenhuma esfera governamental que desse cabo deste mosquito, que ao que parece veio para perturbar mesmo. No entanto, estamos nesta luta e fazendo tudo o que é possível para manter sob controle a propagação desta praga. Com o forte apoio do nosso Prefeito Dr. Vinícius intensificamos o trabalho do Fumacê, haja vista que com a elevação da temperatura o ambiente fica mais propício para a proliferação do Aedes
Se você tem alguma denúncia a fazer, ou precisa de informações, ligue para (22) 3824-5049


Sem comentários:

Enviar um comentário