Segundo informações em relação ao ocorrido no Hospital São José do Avaí de Itaperuna sobre o cancelamento de cirurgias dos Municípios da Região Noroeste nas últimas horas, ocorre por motivos de que a Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna não está repassando ao Hospital a Verba do Ministério da Saúde e do Estado.
Entenda o Caso
São 14 municípios na Região Noroeste Fluminense que dependem dos atendimentos feitos pelos prestadores de serviços principalmente no Hospital de Itaperuna que é referência.
Os recursos para custeio desses atendimentos são repassados Fundo a Fundo, pelo Ministério da Saúde ao Fundo Municipal de Saúde de Itaperuna, e a responsabilidade do pagamento/repasse desses recursos aos prestadores de serviços é da Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna.
Ocorre que, diante dos últimos acontecimentos na gestão de Itaperuna (troca de prefeito e de secretários de Saúde, que em 2 anos e 10 meses de governo já é o quinto secretário a ocupar a chefia da pasta) esses repasses não estão sendo feitos, e o Hospital São José do Avaí que é o maior prestador de serviços da região está “agonizando no CTI”, pois alega existir uma série de pendências financeiras sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna.
Com isso, a região está “sangrando”, pois a prestação dos serviços encontra-se prejudicada, tendo o cancelamento de vários procedimentos que já estavam agendados, e quem sofre com isso é a população da região Noroeste, chegando até ao extremo de alguns pacientes virem a óbito por falta do atendimento médico.
A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna alega que as pendências existem, causadas pela falta de contratualização (contrato assinado) entre o Hospital e a Secretaria, por esse motivo, existe o impedimento legal para que os pagamentos sejam feitos.
Enquanto se discute a existência ou não de contrato, e falta de competência administrativa para elaboração do documento para respaldar a operação financeira, quem sofre é a população com o descaso dos gestores para agilizar os trâmites burocráticos e solucionar o problema.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Italva informou nesta segunda-feira, 14/10, sobre o cancelamento de Cirurgias pelo próprio hospital, ressaltando que, as Cirurgias de outros Municípios da Região Noroeste também foram canceladas.
Uma pergunta que não quer calar: Será que o Estado do Rio de Janeiro está ciente desta mazela com a região Noroeste na área da Saúde?
Fonte: Tempo News
Sem comentários:
Enviar um comentário